Desta vez trago-vos somente uma ideia deliciosa para trazer aí em casa!
Com a temporada do tempo frio, este ano brindei-me com enchidos, fiz poucos mas suficientes. Desta vez, decidi dar alegria ao bom chouriço e dei-lhe o azinho ♡ Aperfeiçoei-me na técnica, tanto no chouriço como num bom fumeiro.
MORCELAS (pudim de sangue enchouriçado)
Á farinha de centeio, pinhões, amêndoas em pedaços, tâmaras cortadas sem caroço, gemas de ovo,
banha de porco derretida, e sangue cozido de porco, açúcar em calda, sal, cabecinha de cravo-da-índia, canela em pó e uma gota de óleo de essencial de laranja para culinária, misture até obter uma massa maleável e encha com as tripas. De seguida coza em água fervente, até ficarem duras. Ao cozer, pique com um garfo, assim não rebentam.
Divirtam-se com esta extravagância que aprendi a comer lá pelos lados da Noruega.
Chouriça, ao meu gosto
Corto muito bem, pequenos pedaços, uma generosa quantidade de carne de porco, lombo e perna; aprendi que
envolvendo-a num pano de algodão e, deixar pendurada numa cesta de vime com um peso por cima, algumas horas, faz toda a diferença. [Os antigos faziam assim]. Enquanto isso, preparo o tempero com 0,500kg de sal fino, pimenta em grão, alho migado(quase em pó)e louro.
Seguidamente junto à carne que descansou um pouco de carne gorda ( toucinho branco) e tempero. Misturo muito bem.
Encho as tripas, deixo as chouriças bem atadas. Em metade das chouriças esfrego com uma pasta de pimentão e vinho branco. As restantes ficam simples, gosto assim. Penduro em paus de loureiro e deixo secar. Deito-as ao fumeiro e a minha chouriça estará pronta em breve.
Ainda vai a tempo, se o calor não se fizer notar e a mosca não “atacar” !
Comentários
Enviar um comentário
mente sã!