A dieta, na Antiguidade era fundamentada por vida saudável, cura e exercício frequentes, descansos, purgas e banhos regulares.Durante o reinado de Tibério, cerca de 25 a.C, nasce Apício, pertencente à pequena aristocracia, filho de cavaleiro e amigo de membros da família imperial, de grande fortuna e fama.Embora Apício fosse um excêntrico cozinheiro, a sua preocupação era ter a melhor qualidade, marcar a diferença com os melhores produtos. Os ataques frequentes e repulsa a Apício, deviam-se à forma de cozinha refinada e original, fora do regime “VEGETARIANO” que na época se vivia. Dignificando a harmonia entre os cozinhados e o seu sabor, perfumando cada prato - muito contemporâneo “Apício”.
Trago-vos uma das receita de cunho pessoal inspirada em Apício, para vos mimar:
Almôndegas de coelho
1 coelho
1/4 de chouriço de carne
30g de azeite
2 cebolas roxas
3 dentes de alho
molho de ervas (salsa, coentros e carqueja)
semula de trigo (ou farinha)
1/2 colher de chá de sementes de funcho
Caldo de carne (caseiro)
tomate fresco
Vinho branco
tomate seco
cebola desidratada
louro
pimenta, sal qb
vinagre
Limpe o coelho e desosse, para que não se apanhem ossinhos, moer a carne crua com o chouriço, juntar uma cebola picada finamente e o alho. A esta massa junte o tomate seco ralado, a cebola desidratada, coentros e carqueja. Humedeça as mão com vinagre (assim a massa não cola nas mãos) e forme pequenas bolas, passando-as por semula de trigo (ou farinha), reserve.
Num tacho refogue com a cebola, o funcho, o louro e o alho, sem queimar. Coloque as bolinhas uma a uma, dando espaço para que não se desmanchem e que fritem em todos os lados, adicione o tomate picado, e o vinho branco e o caldo de carne (que reservaram noutras alturas), e o ramos das ervas, tempere a gosto com pimenta e sal. Deixe cozinhar e acompanhe com esparguete.
Bom apetite 

Fonte: meu trabalho de Faculdade (Seminário de sabores ao passado. UC)
Livro de Cozinha de Apício " Um Breviario do gosto Imperial " Inês de Ornellas e Castro
Comentários
Enviar um comentário
mente sã!