Cozinha Simples fragmentos Históricos
“Cozinha” remete-nos para produtos-ingredientes, utensílios e técnicas culinárias.“Mesa” cobre tanto o serviço e consumo dos bens alimentares (quer os“cozinhados” quer os consumidos crus), como códigos de comportamento e sentidos dos atos de “servir”, “servir-se” e “ser servido” (à mesa).“Gastronomia”, termo de origem grega, precisamente usado como um dos títulos que na Antiguidade (segundo o testemunho de Ateneu, compilador dos fragmentos a chegarem aos nossos dias) a obra de Arquéstrato recebeu,significa, literalmente, “estudos do estômago”. In C.Soares
Entrada /starters
Pratinho de Iguarias do Mundo Raiano
Queijo de Mistura de leites de ovelha e cabra com coalho animal com pequenas notas de sal
Chouriço Batateiro (representativo da miséria,1950 os anos de maior abandono em Idanha a Velha. Onde as mulheres ficaram com o trabalho agrícola procurando o sustento para as crianças, usavam a gordura dos chouriços (dada por Sr. Marrocos) e misturavam o excedente da batata cozida, tornando assim neste célebre chouriço)
compota de figo artesanal [ Cheffe Casa da Velha Fonte]
Azeitona da horta temperada
Pão de azeite (bica) outrora tempos Gregos e Romanos, identificando a sustentabilidade na cozedura (poupança de lenha).
Pão artesanal da Zebreira
Quinta do cardo rosé 2016 CALADOC RESERVA
Prato Principal/ Main Course
Miga Romana (recheada de legumes endógenos) - inspirada no sec IV pautada pelos tradicionais e respeitados princípios clássicos do “nada em excesso” com Costeletas de borrego onde se pretende demonstrar que a tradição nos faz refletir sobre padrões alimentares requintados.
Quinta da Biaía biológico e vegan 2019 60% touriga Nacional 20% touriga Franca 20% touriga Roriz Beira Interior Tinto
Sobremesa
Mousse de Rosas com avelã - o chocolate de Roma
café bio Delta
Casas Altas Bruto Espumante branco Chardonnay
Comentários
Enviar um comentário
mente sã!